2100 Cursos - Nada de Mensalidades

Encontre aqui o curso desejado...

13 de mai. de 2011

Hoje é sexta-feira 13

O 13 é popularmente conhecido como um número de azar, com exceção do Zagalo que acreditava dar sorte!!! O azar ligado ao número 13 fundamenta-se na numerologia, pois nela o número 12 é considerado o número das coisas completas, pois 12 eram os apóstolos de Jesus, 12 são os meses do ano, 12 eram as tribos de Israel e 12 são os signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular.

Sexta-Feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerada um dia de azar, desta forma ao somar o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias, a Sexta Feira 13.

Não há consenso sobre a origem da tradição em relação a Sexta Feira 13, assim destaco as mais conhecidas e prováveis:

1 - A crença pode estar ligada ao fato de que Jesus Cristo provavelmente ter sido morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa Judáica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário Hebraico.

2- Na Santa Ceia sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.

3 - Esta supertição pode ter tido origem no dia 13 de outubro de 1307, Sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França, os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

As prováveis origens acima demonstradas são todas de cunho cristão porem existem versões anteriores que provêm de duas lendas da Mitologia Nórdica:

1 - A primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados, LOKI, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de BALDER, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

2 - A Segunda história conta que a deusa do amor e da beleza era FRIGA (que deu origem a frigadag, sexta-feira), Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, FRIGA foi transformada em bruxa e como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio em pessoa, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Fonte: Blog do Maikol

0 comentários:

Gostou do Post? Então Espalhe!

Missão:Transformar Sonhos em Realizações Profissionais



Quem está curtindo...

Encontre aqui o seu curso...

Twitter Delicious Facebook Digg Orkut Favorites Mais...