2100 Cursos - Nada de Mensalidades

Encontre aqui o curso desejado...

30 de ago. de 2010

Meu Primeiro Currículo

image

Como deve ser o currículo de estagiário e recém-formados?

Rosemary C. Bethancourt *

Mesmo estando em início de carreira, o estudante e o profissional recém-formado devem ter os mesmos cuidados de um profissional ao elaborar o seu curriculum.. Apesar de muitas vezes não ter atuado na área de interesse, ele deve enfatizar o seu potencial, mencionando os conhecimentos que adquiriu durante a fase de faculdade.

Utilize palavras que se identifiquem às habilidades que você aprendeu ou utilizou na universidade ou no trabalho, e destaque cada conquista obtida até o momento. Por exemplo, se o seu trabalho de conclusão do curso estiver relacionado com a área de seu interesse, mencione esta informação no currículo.

Inicie o documento com seus Dados Pessoais e Dados de Contato (endereço, telefone e e-mail). Em seguida, mencione o seu objetivo profissional, deixando clara a área de atuação de seu interesse, mas não corra o risco de utilizar uma declaração inadequada, como esta: "Procuro uma posição desafiadora, que permita que eu atualize os meus talentos, com bom potencial para crescimento profissional e salário compatível com as minhas habilidades".

Os próximos ítens são Formação Acadêmica e Idiomas. Algumas informações como escola de primeira linha e idiomas fluentes são utilizados como critério de seleção, portanto, são características que merecem destaque no currículo.

O passo seguinte é informar sobre a sua Experiência Profissional. Caso nunca tenha trabalhado, valorize o currículo incluindo atividades não-remuneradas, estágios, projetos especiais, pesquisas e trabalhos voluntários, de forma que desperte o interesse do empregador de alguma forma.

Itens como prêmios, honrarias, citações, bolsas escolares e nomeações pertencem ao item Atividades Extra-curriculares ou Destaques. Use a ordem cronológica invertida, da mais recente à mais antiga informação.
Os Cursos Complementares voltados à área de seu interesse devem ser mencionados no final do currículo.

A falta de experiência profissional é o maior obstáculo enfrentado por estudantes e profissionais recém-formados, especialmente aqueles que não estavam empregados antes de deixar a universidade, pois alguns empregadores são relutantes em contratar novatos, temendo que eles careçam de experiência para se tornarem imediatamente produtivos. Por este motivo, o currículo deve enfatizar a sua dedicação, os seus objetivos, seu comprometimento e suas expectativas, sempre realistas.

Uma outra alternativa bastante utilizada por estagiários e recém-formados é a carta de apresentação. Ela visa à divulgação do perfil profissional de forma resumida por meio de uma estrutura cursiva, sem preocupação com tópicos, o que ajuda em casos de profissionais com pouca experiência. Devem ser mencionados somente os pontos positivos de forma a demonstrar o seu poder de contribuição à empresa.

DIVULGAÇÃO: Catho Dicas


  10 Dicas para criar um currículo caprichado (parte 1)
  10 Dicas para criar um currículo caprichado (parte 2)
  O Currículo deve ser "sincero"
  A importância de um bom currículo



1 comentários:

Estudos e Cia disse...

Estava procurando inspiração para a seção "rapidinhas" do meu recém-criado blog — onde quero deixar dicas para meus futuros seguidores — e me deparei com o seu. Achei super!!! Já estou seguindo...

Apareça por lá qualquer dia para deixar suas observações. Sucesso!! Jane

Gostou do Post? Então Espalhe!

Missão:Transformar Sonhos em Realizações Profissionais



Quem está curtindo...

Encontre aqui o seu curso...

Twitter Delicious Facebook Digg Orkut Favorites Mais...