DICAS PARA VOCÊ CRIAR UM CURRÍCULO IMBATÍVEL
“O currículo é um instrumento que o profissional usa para vender o seu trabalho. Seu objetivo com ele é conseguir entrar na sala de entrevista com o profissional de RH ou o decisor. Então o currículo tem de ser bem elaborado e tratado com muito carinho” – Rodolfo Ohl, da www.monterbrasil.com
Para você não errar na hora de vender seu “peixe”, siga os conselhos de especialistas para elaborar o seu currículo de forma correta:
DIGA QUEM VOCÊ É
Comece sempre com o seu nome completo. Se quiser, informe também seu estado civil. Números de CPF e RG são dispensáveis. “Fotografia, mais ainda”, diz Ricardo Basaglia, headhunter da Michael Page.
NÃO SE ESCONDA
Logo abaixo do seu nome, coloque telefones, e-mail e cidade. O endereço também pode aparecer, mas não é fundamental. “O importante é informar a cidade de domicílio”, afirma Rodolfo Ohl. Alguém que esteja disposto a mudar também pode fazer constar as cidades nas quais aceitaria trabalhar.
OBJETIVOS CLAROS
O objetivo tem de estar claramente explícito logo abaixo da identificação e dos contatos. “Quem quer ser coordenador, por exemplo, tem de colocar isso no currículo. Se o recrutador usar um mecanismo de busca ele vai digitar esta informação no campo de pesquisa” afirma Ohl. Segundo ele, além de localizar possíveis interessados mais facilmente, em frações de segundo o profissional encarregado da seleção pode avaliar se vai continuar lendo o currículo ou não.
DIGA DO QUE É CAPAZ
Logo depois do objetivo, resuma suas principais qualificações, incluindo projetos, realizações e certificações. “Em cinco ou seis linhas, mostre do que você é capaz”, afirma Ohl. Depois para cada empresa que trabalhou ou projeto de que participou deixe claro qual foi sua participação, resultados alcançados, ferramentas e soluções utilizadas. “As pessoas listam os conhecimentos técnicos, mas é mais importante mostrar os ganhos práticos, como economia de custo, aumento de receita e lucro para a empresa.”, diz Basaglia.
CONCISÃO É ESSENCIAL
O currículo deve ter no máximo duas páginas. Mais que isso, pode desanimar o examinador. “Lembre-se sempre de que currículo é diferente de histórico profissional. Já recebi currículos com diversas páginas de Word” afirma Eu Koan Song, gerente da RF Info.
FALE APENAS A VERDADE
Se seu inglês é intermediário, diga isso. Se não participou de um projeto importante numa das empresas pelas quais passou, nem pense na hipótese de incluir-se no grupo para impressionar o recrutador. A mentira pode ser descoberta na entrevista ou depois que você conseguir o emprego e vai pegar muito mal.
PORTUGUÊS IMPECÁVEL
Parece óbvio dizer que o currículo precisa estar livre de erros de ortografia e gramática, mas não é o que acontece. Na prática, muitos documentos trazem erros crassos. Caso não confie nos seus conhecimentos, peça ajuda de um revisor. Os mesmos cuidados devem ser dispensados aos currículos em inglês.
APRESENTE-SE BEM
Escreva uma carta de apresentação clara, objetiva e resumida, destacando os objetivos e suas principais qualificações. Procure conhecer antes as empresas, seus produtos, serviços e projetos e faça textos personalizados. “Como atualmente os currículos são enviados por e-mail, a apresentação deve ser redigida no corpo da mensagem”, diz Song. Tente também descobrir quem é a pessoa mais indicada para receber seu currículo para evitar que ele pare numa gaveta ou fique esquecido na caixa postal.
FONTE: Info dicas
DIVULGUE O SEU CURRÍCULO
CURRÍCULO NA WEB (grátis)
PARCERIAS VISUAL MÍDIA RIBEIRÃO PRETO
PROGRAMA DA SECRETARIA DO EMPREGO DO ESTADO
Jovem Cidadão - meu primeiro emprego
VEJA TAMBÉM
10 Dicas para criar um currículo caprichado (parte 1)
10 Dicas para criar um currículo caprichado (parte 2)
O Currículo deve ser "sincero"
A importância de um bom currículo
0 comentários:
Postar um comentário