2100 Cursos - Nada de Mensalidades

Encontre aqui o curso desejado...

20 de abr. de 2012

21 de Abril – Dia de Tiradentes

 

Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil

 

Nova Imagem

O alferes Joaquim José, em retrato de W. Rodrigues

O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, que foi enforcado e esquartejado, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.


Vale a pena saber exatamente porque se presta essa homenagem a Tiradentes. No século 18, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para sua metrópole, em função do ouro e dos diamantes que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais. Essa região tornou-se o centro econômico e cultural do país. Nela surgiram várias cidades ricas e importantes, como Vila Rica (atual Outo Preto), São João Del Rei e Sabará.


Portugal explorava o ouro brasileiro, mas nem todas as pessoas ligadas ao garimpo pagavam os impostos que a metrópole cobrava. Também havia muito contrabando das riquezas minerais. Além disso, essas riquezas não eram infinitas e começaram a se tornar escassas. O governo português, porém, acreditava que a diminuição no volume de seus lucros com a mineração se devia ao contrabando e à sonegação dos brasileiros. Por isso, começou a aumentar os impostos e tomar medidas repressivas contra os naturais da terra.


Desse modo, os brasileiros se revoltaram e isso aconteceu quase na mesma época em que os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra. Ao mesmo tempo, na Europa, filósofos e pensadores criticavam a monarquia e o poder absoluto dos reis. Tudo isso influenciou as elites de Minas Gerais e as levou a conspirar em prol da Independência. A maioria dos conspiradores eram homens ricos e cultos como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.

Pobre, somente o Tiradentes, que era um simples alferes (cargo militar semelhante ao de tenente), e que tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista. Entretanto, era ele quem saía às ruas, procurando conquistar a adesão do povo ao movimento. Resultado, durante o julgamento, todos os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando-a pela prisão ou pelo exílio.

Quanto a Tiradentes, acabou condenado à morte e ao esquartejamento, para que as partes de seu corpo ficassem expostas ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião. Executado como um criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após a nossa Independência, em 1822.

Abaixo relaciono algumas pinturas produzidas com o objetivo de representar Tiradentes e a história da Inconfidência Mineira. Notem as semelhanças entre o personagem principal e a figura de Jesus Cristo, além de todas elas terem sido produzidas durante o século XIX.

O martírio de Tiradentes, Aurélio de Figueiredo.

A leitura da sentença, Eduardo de Sá

Tiradentes esquartejado, Pedro Américo

Os despojos de Tiradentes no caminho novo das minas, Cândido Portinari

Alferes Joaquim José da Silva Xavier, José Walsht Rodrigues

Tiradentes, Décio Villares

3 comentários:

midiafire disse...

Olá.

Envie seu link para o Midiafire - agregador
Nossa proposta é divulgar seu blog/site.
Desejamos que você tenha muitos cliques e aumente suas visitas.
Faça-nos uma visita.

Sucesso!!

regina schiavine disse...

A tela atribuida a Picasso, na verdade é de Portinari. Uma pena o deslize! :(

byALF disse...

Ok Regina,

Já corrigido... Obrigado pela informação e pelo puxão de orelha...

Abraços...

Gostou do Post? Então Espalhe!

Missão:Transformar Sonhos em Realizações Profissionais



Quem está curtindo...

Encontre aqui o seu curso...

Twitter Delicious Facebook Digg Orkut Favorites Mais...