1200 Cursos - Nada de Mensalidades

Encontre aqui o curso desejado...

1 de abr de 2009

1º de Abril - Dia da Mentira

1º de Abril - Dia da Mentira

A origem do "Dia da mentira".
(Fonte: Blog do Maikol http://blogdomaikol.blogspot.com )


O dia da mentira surgiu na França em razão da mudança na data da festa de ano novo, que antes era comemorada no dia 25 de março e, tendo a duração de uma semana, terminava no dia 1º de abril. Após a implantação do calendário gregoriano, o rei Carlos IX escolheu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano, porém, muitas pessoas não gostaram da mudança e continuaram fazendo suas festas na data antiga, como naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas a alteração da data demorou muito para ser difundido, e assim adotada por todos.

As pessoas que aceitaram bem a mudança da data passaram a fazer brincadeiras, gozações com aquelas consideradas conservadoras, enviando-lhes presentes estranhos ou convites para festas no sia 01 de abril que não existiam, com isso, a data passou a ser duvidosa, pois os resistentes nunca sabiam se tais convites eram verdadeiros ou não.
Duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira.Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril.

Dia da Mentira no Brasil
Pernambuco o primeiro Estado a adotar a brincadeira, onde foi feita a circulação de uma publicação em “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, tendo como notícia o falecimento de D. Pedro, sendo desmentida no dia seguinte.Diante dessa tradição, Walt Disney criou um clássico infantil, a história de Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas.Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

0 comentários:

Gostou do Post? Então Espalhe!

Missão:Transformar Sonhos em Realizações Profissionais



Quem está curtindo...

Encontre aqui o seu curso...

Twitter Delicious Facebook Digg Orkut Favorites Mais...