1200 Cursos - Nada de Mensalidades

Encontre aqui o curso desejado...

21 de set de 2015

21 de Setembro - Dia da Árvore

Dia da Árvore

image

O dia da árvore é comemorado em 21 de Setembro, véspera do início da primavera, é o mês do verde, das florações, do aparecimento de ipê amarelo, roxo.

A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela embeleza e refresca o meio ambiente, proporcionando sombra para descanso, barreiras contra o vento, mantém a umidade do ar, diminui a poluição e oferece ainda frutos e um tapete de flores para passarmos. Além dos frutos, as árvores oferecem a madeira, as flores e as matérias-primas para a fabricação de papel, remédios e outros.

Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo, a Sudeste, o pau-brasil e a região Sul, o pinheiro-do-paraná.

Você pode valorizar o verde ainda existente no planeta, quando planta, cuida, protege e defende as árvores.

Por Patrícia Lopes - Brasil Escola

Plantar uma árvore – ASSOCIAÇÃO

www.plantarumaarvore.org

PLANTAR UMA ÁRVORE | ASSOCIAÇÃO
PLANTE ESTA IDEIA!

Ideia Chave
Uma Pessoa = Uma Árvore por Ano

O Sonho
O projeto tem como sonho a utopia que esteve na sua génese, levar a que cada pessoa plante uma árvore por ano, procurando através das suas iniciativas proporcionar essa oportunidade e alargando-a a todos os cidadãos e à totalidade do território nacional, para quem sabe depois servir de modelo ao mundo.

As boas razões para plantar uma árvore:

  • A degradação da floresta nativa e a consequente perda das espécies autóctones é uma realidade alarmante, perante ameaças como os incêndios florestais, as pressões urbanas e a substituição e suplantação por espécies exóticas, infestantes e monoculturas com fins comerciais, tornando-se imperativo agir na sua defesa.
  • A floresta nativa garante-nos uma grande diversidade de serviços dos ecossistemas, tais como, o controlo da erosão do solo, a regulação hídrica e filtração da água, a reciclagem de nutrientes, a formação de solo, o sequestro de carbono, a filtração de poluentes atmosféricos, a suavização do clima, a produção de matérias-primas, a redução do risco de incêndios e de cheias, uma maior resiliência aos incêndios, bem como melhora a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para a sua saúde, para o equilíbrio social e mesmo para a vitalidade económica.
  • A importância das espécies autóctones advém do seu comportamento ambiental adequado, em termos de proteção e recuperação da biodiversidade e dos sistemas ecológicos, aliada à sua sustentabilidade.
  • Ao plantar uma árvores connosco estará a ajudar a promover e conservar a floresta nativa e as espécies autóctones, apoiando projetos de valorização e recuperação ecológica em curso.
  • As iniciativas de promoção e conservação da floresta nativa e das espécies autóctones são ainda uma oportunidade de encontro para a cidadania participativa, a consciência ecológica e ambiental e a sustentabilidade, com a possibilidade de gerar ganhos sociais e económicos e alcançar um paradigma de sustentabilidade social e ecológica, através da promoção de espaços do domínio público, da criação de empregos verdes e da responsabilidade ambiental e social.
  • Ao plantar uma árvores connosco estaremos a plantar o futuro, sabendo que à sombra de cada árvore plantada os nossos filhos vão contar a nossa história aos nossos netos.

Instituto Plante Uma Árvore

www.planteumaarvore.org

Projetos

IPA Lança Projeto – Empresa Amiga do Meio Ambiente
O Instituto Plante uma Árvore – IPA, lança a certificação de empresa amiga do meio ambiente. Esse projeto prevê a recuperação e conservação de áreas florestais em todo o Brasil com o apoio e recursos da iniciativa privada. Segundo a diretoria do IPA esse projeto possui enorme repercussão socioambiental trazendo benefícios em todos os sentidos, pois contribuirá com a conservação e plantio de diversas espécies de árvores, agregando valor às empresas participantes desse projeto, preocupadas com a preservação e a sustentabilidade.

Projeto meio ambiente nas escolas

Este projeto tem a finalidade em levar a crianças e adolescentes do ensino fundamental uma visão da importância da valorização do meio ambiente através de iniciativas simples. Tais como: a conservação e plantio de árvores, o uso racional dos recursos (água, energia elétrica, papel e destinação adequada do lixo).

Essa iniciativa se dá mediante a realização de palestras em escolas públicas e privadas, em apresentações audiovisuais e com a distribuição de encartes contendo informações e dicas úteis sob a conservação do meio ambiente. Dessa forma, podemos assegurar a certeza do cumprimento de nossa tarefa, bem como da divulgação e propagação de nossos objetivos.

Projeto Gol Verde

Quais são as maneiras de reduzir o impacto do evento Copa do Mundo? Segundo o estudo da Ernst&Young, a Copa do Mundo no Brasil, dada a sua localização no mapa-múndi e a dimensão continental do país, deverá provocar a emissão de gases no nível do que produzido por conta da Copa na África do Sul.

Conforme a jornalista Amália Satafle fundadora da revista mensal de sustentabilidade Página 22, A "pegada" de carbono estimada para a Copa deste ano é 2,75 milhões de toneladas de CO2 equivalente, sendo 67,4% devido a transporte internacional (basicamente viagens aéreas). Os demais itens são transporte entre as cidades e dentro das cidades, uso adicional de energia, energia gasta nas acomodações e construção de estádios.

Sendo assim, o Instituto Plante Uma Arvore propõe que para gol feito por qualquer seleção, sejam plantadas 1000 arvores, isto significa que serão aproximadamente 150 mil árvores (média de 150 gols por copa); o que irá gerar aproximadamente 900 toneladas de carbono devolvido à natureza ao longo de um ano em estado adulta.

Projeto Colaborador Sustentável

Uma das propostas apresentadas às empresas e corporações é o projeto denominado “Colaborador Sustentável”. O principal objetivo desse projeto é levar aos colaboradores das empresas a consciência da sua importância na reciclagem e cuidado com seu meio ambiente. Isso através de uma abordagem direta, com a apresentação de palestras e seminários, expondo informações e números acerca de quanto cada um é responsável pelo lixo produzido em sua cidade e quanto uma pessoa consome em água e árvores por ano, e quanto desses recursos ele repõe à natureza.

0 comentários:

Gostou do Post? Então Espalhe!

Missão:Transformar Sonhos em Realizações Profissionais



Quem está curtindo...

Encontre aqui o seu curso...

Twitter Delicious Facebook Digg Orkut Favorites Mais...